Free Web Hosting Provider - Web Hosting - E-commerce - High Speed Internet - Free Web Page
Search the Web

NONI

NONI CULTIVO SAUDE Rentabilidade 

O que e o Noni?

O Noni (Morinda citrifolia) foi descoberto na Polinésia Francesa e Havaí e tem sido utilizada com êxito há mais de 2000 anos em outros países. Atualmente é bastante consumido nos Estados Unidos, no Japão, na China, na Índia, na Austrália e em grande parte da Europa. Cultivada em solo vulcânico sem poluição, é uma fruta com propriedades terapêuticas/preventivas. É uma planta extraordinária que combate os efeitos do envelhecimento, que começam a aparecer na meia-idade, que vão desde as dores mais simples, a falta de energia e as insônias aos desafios mais sérios como diabetes, pressão alta e artrite, parecendo que os nossos corpos se encontram em estado constante de degradação.

SUA SAUDE EM UMA FRUTA

O facto de que o sumo de noni actua no nível celular primário (polissacáridos e proteínas) explica a razão pela qual os polinésios o utilizavam, para inúmeros estados de saúde.

mastocito noni

O bom funcionamento do nosso sistema imunitário é essencial para o nosso bem estar geral; cada reacção bioquímica das nossas células utiliza enzimas e todos os mecanismos de comunicação celular fazem uso de receptores celulares. Os fitonutrientes da fruta noni exercem a sua acção a este nível. Deste modo, consegue-se compreender a sua variedade de aplicações. Em geral, os nutrientes do noni intervêm em todos os sistemas do organismo:

• cardiovascular
• circulatório
• endócrino
• gastrointestinal
• imunitário
• nervoso central e periférico
• ósseo-esquelético
• renal
• respiratório


Um fitonutriente é um nutriente contido num vegetal que possui propriedades benéficas para o organismo. Como é o caso dos fitoesteróis, que ajudam a regular o nível de colesterol, que agora se podem encontrar nos iogurtes. O noninão vai além disso, é um sumo de fruta que contém fitonutrientes. Se o nosso organismo dispõe de recursos “extra”, não é necessário ele utilizar e “queimar” as suas próprias moléculas.

zumo noni
O noni é un sumo de fruta

Se, por exemplo, tivesse escorbuto, uma doença caracterizada pela deficiência de vitamina R, só um sumo de laranja seria capaz de prevenir o aparecimento desta doença. Nos últimos 100 anos abandonamos a vida natural, surgiu a industrialização, o fast-food, a contaminação, o stress, e tantas outras coisas que, como animal, que é o ser humano, não nos beneficiam. Todos estes factores provocam mudanças no nosso organismo que podem provocar deiquilíbrios.

Quando os nutrientes do noni chegam a certas partes específicas das células, como as mitocondrias, os microssomas, o apatrelho de golgi, o retículo endotelial, os sitemas de transporte de electrões, o DNA, o RNA, etc, misturam-se com outros agentes bioquímicos naturais e blocos construtores (hormonas, proteínas, enzimas, serotonina, vitaminas, minerais e antioxidantes) onde exercem a sua acção graças a função do aparelho de golgi, um órgão celular descoberto em 1898, por Camilo Golgi, um microscopista italiano. Além disso, o noni estimula a produção celular do óxido nítrico, que serve para facilitar a comunicação intracelular. A função do aparelho do golgi é a de dirigir o tráfego proteico intracelular por meio de vesículas. Os fitonutrientes do noni enchem-se numa dessas vesículas com outros compostos bioquímicos (hormonas, enzimas, serotonina, vitaminas, minerais, antioxidantes…). O aparelho de golgi dá a este conjunto de compostos as ordens para se dirigir ao lugar celular adequado. Também é capaz de levar estes compostos de célula em célula, inclusive de um lugar do corpo muito distante a outro. Deste modo, numa célula alterada, tanto o seu AG como os AG de outras células podem estar a enviar-lhe compostos bioquímicos, para desenvolver a sua função. Quando a célula receptora incorpora a vesícula, os nutrientes do noni são libertados e a célula pode utiliza-los. ...

Noni (Morinda citrifolia)

E posivel cultivar o Noni no Brasil?

Sen duvida,  e com tanto o mas suceso que na Polinesia o Havai.

O Noni esta descrito no livro " Frutas  Brasileiras e Exoticas Cultivadas" de Harri Lorenzi, Ed Plantarum, 2006 

Rentabilidade do Cultivo do Noni

E posivel produzir 18,000 litros de suco puro de Noni numa hectare de terra.

Veja nossa pagina "RENTABLIDADE" para maiores informacoes.